<
home
história faq sugestões legislação links noticias associar-se estatuto diretoria história história faq sugestões legislação links noticias associar-se estatuto diretoria história história faq sugestões legislação links noticias associar-se estatuto diretoria história
 
 
HISTORIA
homevoltar

ATA DA ASSÉMBLÉIA GERAL DA FUNDAÇÃO DA AMIMT ( 29.09.73 )

pág 01 de 03
 

No dia 29 de setembro de 1973, na sede da AMMG, a Av João Pinheiro 161, em segunda (2a.) e última convocação, às 20:00 horas, foi aberta e instalada a Assembléia Geral para fundação da Associação Mineira de Medicina do Trabalho - AMIMT -, sob a presidência do Dr. Getulio de Mello Silva, tendo como secretário o Dr Jesus Santos. Constatou-se a presença de quarenta e um (41) interessados na fundação da Associação Mineira de Medicina do Trabalho - AMIMT. Inicialmente falou o Dr. Getulio de Mello Silva a respeito de sua investidura e sua atuação no Departamento de Medicina do Trabalho - DEMETRA - da AMMG, referindo-se também, rapidamente sobre a futura Associação Mineira de Medicina do Trabalho, de cuja comissão idealizadora e promotora das "demanches" iniciais, participou ativamente.

Em seguida, para maiores esclarecimentos, passou a palavra ao Secretário da presente Assembléia, a fim de que se prestassem, como disse, esclarecimentos a respeito do assunto, motivador da Assembléia convocada. Em linhas gerais e rapidamente, o Dr. Adauto disse o seguinte: bem antes da fundação do Departamento de Medicina do Trabalho da AMMG, cogitou-se da criação de uma Associação que congregasse os médicos que já dedicavam à Medicina do Trabalho. Assim, nos idos de 1968, repetidos foram os encontros entre aqueles colegas; algumas das vezes, com a honrosa e ilustre presença do Prof. Osvaldo Paulino.

Concluiu-se, naquela época, ser difícil, senão impraticável, organizar-se a Associação almejada. O mais viável seria, com a colaboração e apoio da AMMG, criar-se, como se criou, o Departamento. A primeira reunião oficializada e formalizada, com o Prof. Osvaldo Paulino, efetuou-se no dia 24 de maio de 1968 na sede na AMMG que, naquela época, era presidida pelo Dr. Olendino Ferreira Prados. A referida reunião foi coordenada e presidida pelo Dr. Adauto Valle Motta e secretariada pelo Dr Jesus Santos. A esta, outras reuniões se sucederam, até que se fundasse o Departamento de Medicina do Trabalho, conforme constam os registros e documentos existentes no livro de atas do referido Departamento que de fato foi fundado em 05 de dezembro de 1969 e passou a existir, em 24 de janeiro de 1970 (ofício 171/70) data em que o Conselho Superior da AMMG aprovou os Estatutos do DEMETRA.

Houve, porém, por motivos vários, um lapso de tempo entre a fundação e o início de atividade do Departamento de Medicina do Trabalho. Permanecendo este com a Diretoria Provisória até 07 de abril de 1970, quando se elegeu a primeira Diretoria do DEMETRA da AMMG de conformidade com os Estatutos do próprio DEMETRA e da AMMG. Referida Diretoria, foi encabeçada pelo Dr. Getulio de Mello e Silva. Embora o Departamento, a partir de abril de 1971 tenha demonstrado força e atuação, pois numerosas tem sido suas reuniões e promoções, chegou-se a conclusão que agora já se podia fundar a Associação. Esta, uma vez organizada, regularmente constituída e legalmente registrada em Cartório, poderá ter vida e renda próprias.

 
 

 

 
 
históriafaqsugestõeslegislaçãolinksnoticiasassociar-seestatutodiretoria história