home
história faq sugestões legislação links noticias associar-se estatuto diretoria história história faq sugestões legislação links noticias associar-se estatuto diretoria história história faq sugestões legislação links noticias associar-se estatuto diretoria história
 
 
HISTORIA
homevoltar

CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE MEDICINA DO TRABALHO ( DEMETRA / AMMG ) 24.05.1968

 

Em papel timbrado da Associação Nacional de Medicina do Trabalho - Departamento de Medicina do Trabalho da AMB - Associação Médica Brasileira) Ofício dirigido ao Dr Olendino Ferreira Prados (Presidente da AMMG - Associação Médica de Minas Gerais).

Santos, 13 de maio de 1968.

Prezado e distinto colega:

Confirmando os entendimentos verbais que, gentilmente, o Dr. Kassab manteve consigo, telefonicamente, participo-lhe que estarei em Belo Horizonte no dia 24 p.f., e gostaria de, na noite deste dia, visitar a Associação Médica de Minas Gerais.
O objetivo da minha visita seria manter entendimento com o prezado colega e seus Diretores para que fosse fundado o Departamento de Medicina do Trabalho dessa Federada, dentro do programa a que nos propusemos na Associação Nacional de Medicina do Trabalho.
Caso concorde, solicito convocar os colegas interessados e, em particular, o Dr Jesus Santos, membro do Conselho Deliberativo da nossa entidade, os colegas que trabalham na Refinaria "Gabriel Passos", os colegas de Monlevade, da USIMINAS e outros, que sua experiência e conhecimento permitirão convocar.
A próxima realização do III Congresso Pan-Americano de Medicina do Trabalho, que terá lugar em Santos, em novembro p.f., serve como oportunidade para congregarmos os colegas que se dedicam à especialidade e incentivarmos o seu estudo.
Aguardando aquiescência a esta solicitação, aproveito o ensejo para apresentar-lhe cordiais cumprimentos.

Atenciosamente,

Osvaldo Paulino
Secretario Geral da Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

Nota: pelo Ofício AMMG no. 1418 de 21 de maio de 1968, o Presidente Olendino Ferreira Prados apoiou inteiramente a proposta do Sr. Secretario Geral da Associação Nacional de Medicina do Trabalho e tomou as providências indicadas para a criação do Departamento de Medicina do Trabalho da AMMG.

Termo de Presença - Reunião preparatória para criação do Departamento de Medicina do Trabalho da Associação Médica de Minas Gerais.

Dia 24 de maio de 1968

Palestra - Prof. Osvaldo Paulino (Santos, SP) - Secretario Geral da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Presidente do Departamento de Medicina do Trabalho da Associação Paulista de Medicina e Presidente da Comissão Executiva do III Congresso Pan-Americano de Medicina do Trabalho (Santos, 1968).

Assinaram o Termo de Presença os seguintes médicos:

Manoel Cotta Barcellos (CRM 2165)
Ottoni Fonseca (CRM 882)
Lucio Flavio de S. Mesquita (CRM 4352)
Getulio de Mello Silva (CRM 1216)
Agostinho Pinto Carneiro (CRM 2385)
Gilberto Madeira Peixoto (CRM 3976)
Geraldo Maletta (CRM 1918)
Waldyr Notini Pereira (CRM 442)
Francisco Jose Neves (CRM 1712)
Máximo Abraão (CRM 2336)
Thelmo Carlos Quick (CRM 2333)
Bruno Cardoso (CRM 2291)
Adauto Valle Motta (CRM 418)
Jesus Santos (CRM 402)

Reunião de 24 de maio de 1968 (convocada por telegrama AMMG)

" Conforme Termo de Presença, às 20:30 horas, na biblioteca da AMMG, coordenada pelos Drs. Adauto Valle Motta e Jesus Santos, representando ambos a AMMG e, especialmente, o Presidente Olendino Ferreira Prados, realizou-se a reunião preparatória a fim de se criar o Departamento de Medicina do Trabalho.
Preliminarmente, mediante a leitura dos docs. - ofício do Secretario Geral da Associação Nacional de Medicina do Trabalho ao Sr. Presidente da AMMG / memorando do Secretario Geral da Associação Nacional de Medicina do Trabalho ao Sr. Presidente da AMMG - comunicando a fundação da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, em São Paulo, e relacionando os membros da sua 1a. Diretoria / ofício AMMG 1418/68 de 21 de maio de 1968 do Presidente da AMMG ao Sr. Secretario Geral da Associação Nacional de Medicina do Trabalho / art. 2o. dos Estatutos da Associação Nacional de Medicina do Trabalho e requerimento dirigido ao Presidente do Conselho Científico - solicitando a criação do Departamento de Medicina do Trabalho da AMMG (todos estes documentos constam do "dossiê" do Departamento de Medicina do Trabalho) e ligeira explanação do signatário deste registro, ficou esclarecida a finalidade da presente reunião.
Falou, em seguida, o Dr. Adauto Valle Motta, saudando o Prof. Osvaldo Paulino em nome da Diretoria da AMMG. Com os agradecimentos pela sua presença, foi dada a palavra ao Prof. Osvaldo Paulino que proferiu interessante palestra.
Iniciando, o Prof. Osvaldo Paulino fez questão de ressaltar, não só a presteza e a competência, mas também o sentido humano com que os colegas de Minas, no Hospital Felício Rocho atenderam, de emergência, seu filho, manifestando o desejo de que o Sr. Presidente Olendino Ferreira Prados ratificasse os agradecimentos à equipe.
Passando ao tema geral da palestra - "Situação e Conceituação da Medicina do Trabalho em Nosso Meio" , o Prof. Osvaldo Paulino usou da palavra durante 50 minutos. Face a sua cultura, ao seu conhecimento da infortunística ocupacional e a sua facilidade de expressão, clara e elegante, alcançou ele o objetivo da reunião. Posteriormente, pelos Drs. Adauto Valle Motta, Getulio Melo Silva, Thelmo C. Quick, Jesus Santos, Lucio Flavio S. Mesquita, Máximo Abraão, Ottoni Fonseca, Geraldo Maletta, Francisco Jose Neves, Manoel C. Barcellos, entre outros, foi amplamente debatido o assunto, sempre com respostas esclarecedoras e incentivadoras do Prof. Osvaldo Paulino.
Ao encerrar a reunião, os presentes assinaram o original do requerimento dirigido ao Sr. Presidente do Conselho Científico que já estava com outras assinaturas.

Belo Horizonte, 27 de maio de 1968.
Jesus Santos
Secretário da Reunião.

Nota: reunião convocada pelo Presidente da AMMG.

 
 

 

 
 
históriafaqsugestõeslegislaçãolinksnoticiasassociar-seestatutodiretoria história